s
O ano da morte de David Lynch

O ano da morte de David Lynch

23 Dec 2025 World Maia
Dizer que este ano desapareceu um dois maiores vultos da história do cinema, não lhe faz justiça, já que Lynch há muito já tinha ascendido ao patamar reservado aos mitos, reservado às lendas vivas, venerado como numa religião, uma religião que prega o inconformismo, a inovação, e sobretudo a subversão, porque é assim que tem de ser a verdadeira arte: cortar com tudo rumo ao inesperado, ao único. Estudado nas Universidades, nas Faculdades de Artes e Cinema por todo o mundo, adorado como um Deus na sua terra natal, e nós sabemos como os americanos sabem homenagear os seus filhos pródigos, David Lynch é um nome que se tornou um adjectivo para o que é precursor, para a imaginação delirante, para o quebrar de regras. Um verdadeiro artista, como já não há. “Coração Selvagem” é um dos filmes da minha vida, matéria de que são feitos os Davids, as 5as Sinfonias, as Guernicas, imagem e som numa história imortal de duas personagens numa estrada infinita, paixão, sexo, amor, luz e som num cinema total que David Lynch, generosamente nos deixou. Um dia terrível para o cinema, para a América, que o amava profundamente. Vemo-nos na sala vermelha.

Descubra mais:

Avatares sem alma

Avatares sem alma

23 Dec 2025 World Maia
No futuro, os humanos dominam as viagens interplanetárias mas são derrotados por seres azuis humanoides munidos com arcos e flechas montados em lagartos com asas. É este o nível de imbecilidade que é necessário eu engolir para de alguma forma dar a toda a saga de 'Avatar', pelo menos, o benefício da dúvida; mas acresce a isto uma história sem densidade, estupidificada para uma audiência com o cérebro desligado, onde os maus são muito, muito maus e os bons são muito mas muito bonzinhos, e mesmo que Cameron quisesse fazer uma história infantil, que não quis, seria ainda duplamente mau, já que lhe faltam as cambiantes da moral e da justiça por exemplo, que nunca estão ausentes das grandes histórias juvenis. Personagens sem motivações, diálogos parvos repletos de chavões e frases feitas, interpretações plastificadas sem emoção ou chama (mesmo tendo em linha de conta e motion capture), numa trama onde não há risco ou conflito, onde os bons se safam sem que ninguém morra e os maus são obliterados sem dó nem piedade; tudo isto embrulhado num cgi vistoso que não disfarça contudo a sua vacuidade intrínseca. Um disparate de quase 3 h.
Junta-te a nós!

Junta-te a nós!

10 Dec 2025 Gaming Maia
Por entre estepes, cidades abandonadas, ruínas, fábricas fantasmagóricas, florestas e desertos; correndo pela vegetação baixa, escondidos nas sombras, evitando as janelas, fechando sempre as portas atrás de nós e tendo sempre um plano de fuga; somos o fim e o princípio, a esperança do derradeiro amanhecer da humanidade. Junta-te a nós! #arcraiders

Descubra mais:

A maré negra da nossa alma

A maré negra da nossa alma

25 Oct 2025 Gaming Maia
Kojima fez fortuna como um dos mais respeitados e originais criadores de jogos contemporâneos, uma figura estranha, tímida e um pouco alucinada - joguei este seu "Death Stranding", a maré de morte, que um dia nos levará a todos, um jogo de contradições, inteligente e atrevido que nos convida a algo tão precioso e humano como estabelecer conexões e erguer pontes entre a humanidade, porque é exactamente isso que fazemos: somos um estafeta numa terra desolada, despida, e assombrada por demônios, percorremos os nossos vazios de alma em busca da nossa "praia". Um jogo repleto de metáforas e analogias, comovente e profundamente simbólico. Vemo-nos na nossa praia.
Raquel Santos

Raquel Santos

15 Aug 2025 Arcadeluz Vila do Conde
Numa manhã de Agosto cheia de sol, tempo para uma sessão com a incrível modelo Raquel Santos, uma modelo de proporções incríveis, com profissionalismo e simpatia, que a mim não me pode deixar indiferente. Na esplendorosa praia da Estela, plena de luz e cenário repleto de beleza, fizemos esta sessão em biquíni que figurará nos destaques da Arcadeluz.

Descubra mais:

>